https://portalinove.com Mon, 18 Nov 2024 12:29:45 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7 Kremlin se pronuncia sobre liberação de mísseis contra Rússia https://portalinove.com/kremlin-se-pronuncia-sobre-liberacao-de-misseis-contra-russia/ https://portalinove.com/kremlin-se-pronuncia-sobre-liberacao-de-misseis-contra-russia/#respond Mon, 18 Nov 2024 12:29:43 +0000 https://portalinove.com/?p=43
  • stapp
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • COMPARTILHAR
  • Em meio à intensificação do conflito na Ucrânia, a decisão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de permitir que Kiev utilize mísseis de longo alcance em território russo gerou fortes reações internacionais. Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, afirmou que tal autorização “lançaria lenha na fogueira”, complicando ainda mais a situação.

    Caso essa permissão seja oficialmente confirmada por Washington, a implicação dos Estados Unidos no conflito tomaria uma nova dimensão, alertou Peskov. A medida, inicialmente divulgada por veículos de comunicação norte-americanos e corroborada por um representante oficial à AFP, pode significar uma escalada significativa na guerra.

    Por outro lado, autoridades russas minimizaram o impacto potencial dessa decisão. Andre Kartapolov, presidente da comissão de defesa da Duma, declarou à agência Ria Novosti que a utilização desses mísseis “não alterará o curso das operações militares”, reafirmando que os objetivos russos serão mantidos.

    Vladimir Putin já havia advertido anteriormente que tal ação equivaleria a uma participação direta dos países da Otan no conflito. Para enfrentar essa ameaça, a Rússia focará em impedir que aeronaves decole, visando as infraestruturas aeroportuárias.

    O que disse Zelensky?

    presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky (foto), se manifestou sobre a autorização dos Estados Unidos para que as forças ucranianas possam usar mísseis de longo alcance de fabricação americana dentro do território da Rússia. 

    Em discurso na noite deste domingo, 17, Zelensky afirmou que os ataques “não são realizados com palavras” e que os “mísseis falarão por si mesmos”.

    França e Reino Unido

    A França reiterou que a utilização de seus mísseis em solo russo permanece uma “opção”, conforme declarado pelo ministro das Relações Exteriores francês Jean-Noël Barrot. Boris Johnson, ex-primeiro-ministro britânico, incitou França e Reino Unido a seguir o exemplo dos EUA, permitindo que a Ucrânia utilize mísseis de longo alcance contra alvos russos.

    Enquanto isso, a China apelou novamente para um cessar-fogo e uma solução política urgente para o conflito. Lin Jian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, enfatizou a necessidade de desescalar a situação o mais rápido possível.

    Em meio às tensões crescentes, o Ministério da Defesa russo anunciou ter abatido 59 drones ucranianos em várias regiões próximas à fronteira com a Ucrânia e na área metropolitana de Moscou. Essas ações são vistas como respostas às ofensivas russas no território ucraniano.

    ]]>
    https://portalinove.com/kremlin-se-pronuncia-sobre-liberacao-de-misseis-contra-russia/feed/ 0
    Biden autoriza Ucrânia a atacar Rússia com mísseis americanos de longo alcance. https://portalinove.com/biden-autoriza-ucrania-a-atacar-russia-com-misseis-americanos-de-longo-alcance/ https://portalinove.com/biden-autoriza-ucrania-a-atacar-russia-com-misseis-americanos-de-longo-alcance/#respond Mon, 18 Nov 2024 12:28:01 +0000 https://portalinove.com/?p=40 O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou pela primeira vez o uso de mísseis de longo alcance fornecidos à Ucrânia para ataques em território russo, conforme noticiado pelo The New York Times.

    Essas armas devem ser empregadas, inicialmente, contra tropas da Rússia e da Coreia do Norte, com o objetivo de proteger as forças ucranianas na região de Kursk, no oeste do país governado por Vladimir Putin. A decisão de Biden marca uma mudança significativa na política norte-americana e gerou divisões entre seus assessores. O anúncio ocorre dois meses antes de Donald Trump, presidente eleito que prometeu reduzir o apoio à Ucrânia, assumir o cargo na Casa Branca.

    A autorização para o uso dos Sistemas de Mísseis Táticos do Exército (ATACMS, na sigla em inglês) foi uma resposta à decisão da Rússia de mobilizar tropas norte-coreanas no conflito, segundo fontes oficiais. Com isso, Biden começou a relaxar as restrições ao uso de armamentos fornecidos pelos Estados Unidos em território russo. Essa mudança aconteceu após um ataque transfronteiriço da Rússia em direção a Kharkiv, em maio, a segunda maior cidade da Ucrânia.

    Para apoiar a defesa de Kharkiv, o presidente já havia liberado o uso do sistema de mísseis HIMARS contra forças russas além da fronteira, mas sem incluir os ATACMS, que possuem um alcance de cerca de 300 km.

    ]]>
    https://portalinove.com/biden-autoriza-ucrania-a-atacar-russia-com-misseis-americanos-de-longo-alcance/feed/ 0
    Vacinação na próxima quarta-feira atenderá cães e gatos nas unidades de emergência e na Praça Ari Coelho https://portalinove.com/vacinacao-na-proxima-quarta-feira-atendera-caes-e-gatos-nas-unidades-de-emergencia-e-na-praca-ari-coelho/ https://portalinove.com/vacinacao-na-proxima-quarta-feira-atendera-caes-e-gatos-nas-unidades-de-emergencia-e-na-praca-ari-coelho/#respond Mon, 18 Nov 2024 12:21:25 +0000 https://portalinove.com/?p=34 Para atingir a meta de vacinar pelo menos 80% dos cães e gatos da capital este ano, a Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ) promoverá um dia de imunização, na próxima quarta-feira (20), feriado na capital, em dez UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), CRSs (Centros Regionais de Saúde) e na Praça Ari Coelho. A vacinação ocorre das 8h às 15h.

    A chefe do serviço de controle da raiva e outras zoonoses, Maria Aparecida Cunha, destaca a organização do evento: “Em todos os 11 pontos, haverá supervisão de agentes do CCZ.” Além disso, agentes comunitários de saúde e acadêmicos do curso de medicina veterinária da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) também participarão da campanha. A estrutura de vacinação será montada do lado de fora das unidades de saúde, usando estacionamentos ou laterais dos prédios para não interferir no fluxo de pacientes. Na Praça Ari Coelho, será montada uma tenda com um ponto de vacinação.

    Raiva

    A raiva é uma doença viral transmitida aos seres humanos por mordidas, arranhões ou lambidas de mamíferos infectados. A doença causa encefalite aguda grave e tem taxa de letalidade próxima a 100% caso a profilaxia pós-exposição não seja realizada em tempo oportuno. A OMS tem como meta eliminar os casos de raiva humana causados pela variante canina até 2030 no mundo e até 2026 no Brasil. Entre 2010 e 2024, foram registrados 48 casos de raiva humana no mundo, e em Campo Grande, houve 14 casos de raiva em morcegos nesse período. Na capital, são realizados aproximadamente 5.000 atendimentos profiláticos ao ano e aplicadas 4.400 doses de vacina antirrábica em pessoas que sofreram acidentes com animais potencialmente transmissores de raiva. O CRS Nova Bahia é a unidade de referência para acidentes graves no município, tanto na rede pública quanto na privada. Atualmente, o atendimento antirrábico humano é oferecido exclusivamente pelo SUS e realizado apenas nas UPAs e CRSs.

    Em outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) lançou o site https://semraiva.com.br, onde é possível encontrar informações para a população e profissionais de saúde sobre a raiva, incluindo orientações sobre como agir em caso de mordidas, ciclos de transmissão e locais de vacinação contra a doença. A secretaria também implementou um novo sistema de notificação de casos de raiva para os profissionais de saúde, em parceria com a UFMS e a Fiocruz. A ferramenta otimiza o tempo de resposta e aumenta a precisão das notificações. O próximo passo é o desenvolvimento de um aplicativo móvel.

    Campanha de Vacinação

    A campanha de vacinação antirrábica, iniciada em 1º de agosto, visa imunizar 179.620 cães e 89.810 gatos em Campo Grande. Até o momento, foram vacinados 34% dos cães (61.592) e 24% dos gatos (21.853). A CCZ já percorreu todos os bairros das regiões Norte, Segredo, Oeste do Imbirussu e Oeste da Lagoa. O objetivo da coordenadoria é vacinar até o final do ano 80% dos animais do município, com os agentes de saúde realizando visitas casa a casa. Até agora, 140.050 imóveis foram visitados, mas 46% estavam fechados.

    Quem não puder levar o animal para vacinar na próxima quarta-feira, poderá procurar o CCZ na Av. Filinto Müller, 1.601, Vila Ipiranga, de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 6h às 22h.

    ]]>
    https://portalinove.com/vacinacao-na-proxima-quarta-feira-atendera-caes-e-gatos-nas-unidades-de-emergencia-e-na-praca-ari-coelho/feed/ 0
    G20: Governador Riedel destaca sustentabilidade e municipalismo ao falar em nome de governadores no RJ https://portalinove.com/g20-governador-riedel-destaca-sustentabilidade-e-municipalismo-ao-falar-em-nome-de-governadores-no-rj/ https://portalinove.com/g20-governador-riedel-destaca-sustentabilidade-e-municipalismo-ao-falar-em-nome-de-governadores-no-rj/#respond Mon, 18 Nov 2024 12:21:06 +0000 https://portalinove.com/?p=31 Como representante de todos os governadores e estados do Brasil, o governador Eduardo Riedel participou nesta sexta-feira (15) do Urban 20 (U20), Fórum dos prefeitos do G20 (grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das maiores economias do mundo, e dois órgãos regionais, a União Africana e a União Europeia), realizado no Rio de Janeiro (RJ).

    “Vou falar rapidamente da experiência que nós tivemos, e aqui represento os governadores do Brasil, os 27. E quero ressaltar a importância da constituição do Conselho das Federações, um espaço que exercita de maneira muito democrática a capacidade de conversar sobre os problemas dos diferentes temas e faz esta aproximação. Igualmente os estados tem feito isso com os municípios, alguns mais, outros menos. No Mato Grosso do Sul a gente não concebe conduzir o Estado sem a presença dos 79 municípios. Somos um estado pequeno em número de municípios, mas esta capacidade de ouvir, discutir, e principalmente endereçar soluções é o que tem feito a diferente para o nosso desenvolvimento”, disse Riedel.

    O governador foi escolhido pela FNP (Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos), ABM (Associação Brasileira de Municípios), Fórum Nacional de Governadores e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Em seu discurso, Riedel abordou a questão da governança e do enfrentamento das mudanças climáticas no painel ‘Compromisso com a Ação: a Abordagem Brasileira para uma Governança Climática Multinível’.

    “Trago dois grandes exemplos, o primeiro é em relação as queimadas no Pantanal. Falou-se no mundo inteiro sobre os incêndios no Canadá, na Europa, essa onda de calor que assolou a Austrália também, e não foi diferente no Centro-Oeste brasileiro, e em especial no Pantanal. A capacidade de articulação da União, do estado e dos 12 municípios da região pantaneira, fez com que a catástrofe não fosse muito maior. Porque as condições de 2024 eram muito piores do que as condições de 2020, que fez naquele bioma o maior incêndio da história do Pantanal, com 3 milhões de hectares. E neste ano de 2024 com toda a condição, pior ainda do que a de 2020, nós conseguimos mitigar e minimizar os problemas ali ocorridos, com governança multinível”, disse o governador.

    O trabalho conjunto e integrado, para conter e extinguir as chamas no bioma, que contou com a atuação do Corpo de Bombeiros Militar, Exército, Marinha, Ibama e brigadistas, foi pontuado por Riedel.  “A mensagem foi clara, de que o objetivo e o adversário era um só, o fogo. Com isso, a gente conseguiu criar soluções e dar resultado para um objetivo que era comum a todos”, disse o governador.

    Outro exemplo apresentado no G20 é relativo a um mapa estadual de municípios que atuam em projetos carbono neutro. “Nós vamos fazer um seminário, pois nós estamos executando um roadmap carbono neutro dos municípios sul-mato-grossenses, inserindo todos eles, 2/3 já aderiram até início de 2025, e 100% dos municípios estarão inseridos neste processo que é o levantamento do âmbito municipal de cada uma das angústias dos municípios em relação as questões climáticas. Sejam obras de infraestrutura, seja ocupação do solo, sejam ações de transporte. E será mapeado e colocado dentro de uma discussão por parte dos municípios, como que o Estado pode auxiliar, apoiar, executar, e vamos levar, certamente, a discussão para o âmbito Federal, no caso de cidades maiores, como juntos nós podemos endereçar soluções absolutamente coerentes”, explicou Riedel.

    O programa ‘Roadmap Estado Carbono Neutro’, foi lançado em 2024 em Mato Grosso do Sul, para avaliar e desenvolver políticas climáticas em cada município, possibilitando ações prioritárias de suporte, benchmarking e capacitação. Dois terços dos municípios já foram mapeados, e os resultados serão apresentados no II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas previsto para final de novembro. A meta é ter todos os municípios incluídos até março de 2025.

    O programa responde às diretrizes de colocar as mudanças climáticas no centro da agenda governamental, integrar a agenda climática, institucionalizar uma governança colaborativa, e garantir recursos adequados para implementação dessa agenda.

    A fala de Riedel marcou a abertura do U20 (Urban 20), evento que abre as ações do G20 no Brasil em 2024. O ápice do G20 acontece na reunião da Cúpula de Líderes, nos dias 18 e 19 de novembro no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. A agenda da Cúpula inclui na mesa de discussões temas como inclusão social e transições energéticas, entre outros.

    O relato do governador também considerou a participação de todos nas ações. “Nós estamos exercitando de uma maneira muito apropriada esta capacidade, e que nasce a partir de uma iniciativa do Governo Federal, do Conselho das Federações, mas que estados tem buscado junto aos municípios uma governança cada vez mais adequada para endereçar soluções, que é o que as pessoas precisam. Então eu trago estes dois exemplos do Estado, mas tem tantos outros Brasil a fora que tem dado resultado positivo para a nossa sociedade”, finalizou.

    ]]>
    https://portalinove.com/g20-governador-riedel-destaca-sustentabilidade-e-municipalismo-ao-falar-em-nome-de-governadores-no-rj/feed/ 0
    Governador Tarcísio elogia Musk após empresário ser insultado pela mulher de Lula https://portalinove.com/governador-tarcisio-elogia-musk-apos-empresario-ser-insultado-pela-mulher-de-lula/ https://portalinove.com/governador-tarcisio-elogia-musk-apos-empresario-ser-insultado-pela-mulher-de-lula/#respond Mon, 18 Nov 2024 12:20:05 +0000 https://portalinove.com/?p=28 Em publicação nas redes sociais que homenageia SpaceX e a Elon Musk, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) chamou o empresário de “visionário”.

    Musk foi hostilizado pelo ministro do STF Alexandre  de Moraes e, neste sábado (16), insultado pela primeira-dama Janja durante um painel do “G20 Social”.

    Tarcísio destacou o fato de a SpaceX, da qual o empresário é sócio, conseguiu pousar com sucesso o Super Heavy, um propulsor de foguetes de 70 metros de altura, em uma base nos Estados Unidos.

    O governador também cumprimentou empresário por cargo na gestão do presidente  eleito dos Estados Unidos Trump, afirmando Musk “vai contribuir muito agora liderando o novo Departamento de Eficiência Governamental”.

    ]]>
    https://portalinove.com/governador-tarcisio-elogia-musk-apos-empresario-ser-insultado-pela-mulher-de-lula/feed/ 0
    Carro usado pela comitiva de Lula no G20 é roubado no Rio https://portalinove.com/carro-usado-pela-comitiva-de-lula-no-g20-e-roubado-no-rio/ https://portalinove.com/carro-usado-pela-comitiva-de-lula-no-g20-e-roubado-no-rio/#respond Mon, 18 Nov 2024 12:08:52 +0000 https://portalinove.com/?p=17 Um carro alugado utilizado pela comitiva do presidente Lula (PT) durante o evento do G20 foi roubado na noite deste sábado (16), no Rio de Janeiro. No momento do crime, o presidente não estava presente. Este é o segundo veículo a serviço do governo roubado durante a semana do evento.

    De acordo com o relato do motorista à Polícia Civil, o roubo aconteceu por volta das 20h, quando ele foi fechado por outro veículo. Três homens armados levaram o Toyota Corolla branco, além do celular da vítima.

    Após o ocorrido, o motorista registrou o caso na 64ª Delegacia de Polícia, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. No domingo (17), o carro foi recuperado no Complexo do Chapadão por equipes da Polícia Civil e Militar, segundo informações do portal g1. Até o momento, os suspeitos não foram identificados.

    ]]>
    https://portalinove.com/carro-usado-pela-comitiva-de-lula-no-g20-e-roubado-no-rio/feed/ 0
    Lula abre G20 para discutir aliança contra a fome e reforma da governança global. https://portalinove.com/lula-abre-g20-para-discutir-alianca-contra-a-fome-e-reforma-da-governanca-global/ https://portalinove.com/lula-abre-g20-para-discutir-alianca-contra-a-fome-e-reforma-da-governanca-global/#respond Mon, 18 Nov 2024 12:08:20 +0000 https://portalinove.com/?p=14 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abre nesta segunda-feira (18) a reunião de líderes do G20, no Rio de Janeiro, destacando dois temas centrais de seu terceiro mandato: a criação da Aliança Global contra a Fome e a reforma da governança das instituições multilaterais.

    Desde o início de 2023, Lula tem reiterado em discursos no Brasil e no exterior sua defesa dessas pautas, além de uma proposta para a taxação global dos super-ricos. A reforma da governança global visa, em especial, mudanças no Conselho de Segurança da ONU, incluindo a ampliação do número de membros permanentes, com a entrada do Brasil e de outros países em desenvolvimento.

    Embora o G20 não tenha autoridade para legislar sobre seus membros, o grupo é o principal fórum de cooperação econômica internacional, abordando temas como comércio, saúde, meio ambiente, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e combate à corrupção.

    Na véspera do evento, no domingo (17), Lula realizou encontros bilaterais com líderes como Giorgia Meloni (Itália), Ursula von der Leyen (Comissão Europeia) e Cyril Ramaphosa (África do Sul). Estavam previstos encontros com Emmanuel Macron (França) e Luis Arce (Bolívia) nesta segunda-feira (18), mas as reuniões foram canceladas. Segundo a agenda oficial, apenas Fernando Haddad, ministro da Fazenda, terá uma reunião bilateral, com o francês Antoine Armand, no final da tarde.

    Uma das principais iniciativas do Brasil à frente do G20 é a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A proposta foca em políticas de transferência de renda e no fortalecimento da agricultura familiar. Até domingo (17), 42 países, incluindo a Alemanha, já haviam aderido à aliança.

    As metas incluem beneficiar 500 milhões de pessoas com programas de renda, expandir a merenda escolar para 150 milhões de crianças e levar serviços de saúde a 200 milhões de mulheres e crianças. “É uma questão que depende da vontade dos governantes para acabar. É o que fizemos no Brasil: basta colocar o pobre no orçamento para acabar com a fome, a miséria e a desigualdade. Temos 42 países e todos os bancos participando”, afirmou Lula em entrevista à TV Globo.

    ]]>
    https://portalinove.com/lula-abre-g20-para-discutir-alianca-contra-a-fome-e-reforma-da-governanca-global/feed/ 0